fbpx
20/11/2021

O papel do biomédico dentro de um laboratório de diagnósticos avançados

A biomedicina ou ciência biomédica é uma especialidade que está relacionada à biologia e química usada principalmente em laboratórios para identificar, pesquisar, monitorar e tratar doenças. Como uma das áreas mais amplas da ciência moderna, ela se concentra na complexidade do corpo humano e sustenta grande parte da medicina moderna. Hoje, dia 20 de novembro, é o Dia Nacional do Biomédico. A data foi instituída pelo Decreto-lei nº 11.339, de 3 de agosto de 2006. A escolha da data faz referência ao dia em que a profissão foi regularizada no país.

O Mantis Diagnósticos Avançados, laboratório do Grupo IOP que realiza exames
top de linha para a detecção de doenças oncológicas, onco-hematológicas e infecciosas, conta com uma equipe de biomédicos altamente especializada em seu quadro funcional.

Para falar sobre as atividades executadas dentro do laboratório e como se dá a rotina de trabalho desses profissionais, entrevistamos a diretora do Mantis, Marcela Bonin.

Quais as áreas de atuação dos biomédicos no Mantis?
Temos biomédicos trabalhando em diversas áreas dentro dos laboratórios do Mantis: na Citometria de Fluxo, na Citogenética, na Biologia Molecular e no Comercial.

Como é a rotina dos profissionais a partir do momento do recebimento de amostras?
Os biomédicos recebem as amostras no setor técnico, processam, fazem o trabalho de bancada, levam as amostras para os equipamentos, analisam as imagens e dados e realizam os laudos para os pacientes.

Em que tipo de equipamentos são processadas e analisadas as amostras?
Isso depende em qual setor esses biomédicos estão atuando, sendo os principais o Citômetro de Fluxo (na Citometria de Fluxo); Microscópio (na Citogenética); PCR, Pirossequenciador e NGS (na Biologia Molecular).

De posse dos resultados dos exames, como é feito o contato com a equipe médica para que se possa fazer o diagnóstico?
Nossos laudos são liberados de forma on-line via site para acesso aos pacientes e médicos. Quando há necessidade de discussão de algum caso, entramos em contato com os médicos, mas também estamos 100% à disposição dos médicos e pacientes para explicações sobre os resultados. O contato pode ser feito por telefone ou por e-mail.

Qual o benefício de possuir profissionais biomédicos no Mantis?
Os biomédicos estudam a interface entre a biologia e a saúde humana, todo o conhecimento adquirido durante a graduação associado à prática laboratorial é de extrema importância para o desenvolvimento de seu trabalho e vem a somar para o trabalho do laboratório como um todo, aliado às demais especialidades que temos aqui dentro.

Quem são os profissionais de biomedicina que atuam no Mantis?
Temos alguns biomédicos atuando no Mantis. São eles Diana Kluck, Raysa Rodrigues, Bianca Zanoni (Citometria de Fluxo); Anne Procópio, Bianca Collori (Citogenética). No setor de Biologia Molecular, temos as biomédicas Marjory Valente e Andressa Czaikovski, além das estagiárias Emely Saad, Amanda Almeida e Mariana Feres. Na Triagem, contamos com Geovanna Moura (estagiária). Já o Mateus de Oliveira está no Comercial do Mantis.

Que mensagem deixa aos biomédicos do Mantis neste dia consagrado à profissão por eles escolhida?
Aos biomédicos do Mantis, parabéns pelo dia de vocês. Parabéns por exercerem suas profissões de forma ética, com comprometimento e excelência, entregando aos pacientes resultados precisos.

 

Você pode se interessar também por:

Whatsapp