18/03/2021

Principais doenças hematológicas e exames indicados para diagnóstico

A hematologia é um ramo da biologia que estuda o sangue. E as doenças que são derivadas dele são chamadas de doenças hematológicas. A hematologia estuda os elementos figurados do sangue (células): hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Também estuda a produção destas células e os órgãos onde são produzidos: medula óssea, baço e linfonodos.

O Mantis Diagnósticos Avançados realiza diversos exames na onco-hematologia, nas áreas de Citometria de Fluxo, Citogenética e Biologia Molecular. Antes da realização dos procedimentos é necessário o pedido médico para serem realizados. “Os exames feitos são Mielograma, Imunofenotipagem, detecção de possíveis alterações cromossômicas, detecção e quantificações de genes envolvidos em doenças onco-hematologicas para o diagnóstico destas e o monitoramento do tratamento de pacientes”, explica a farmacêutica responsável pelo setor de Onco-hematologia molecular, Marciane Welter.

Conheça quais são as principais doenças hematológicas:

Doenças proliferativas e infiltrativas: são encontradas normalmente nas neoplasias hematológicas, onde ocorre um dano no DNA da célula precursora, portanto, são doenças adquiridas e não hereditárias. A leucemia é uma doença maligna (câncer) que atinge as células do sangue, principalmente os glóbulos brancos (leucócitos). As doenças proliferativas e infiltrativas são classificadas em Leucemias Agudas e crônicas; Linfomas; Mielodisplasias; Mieloma Múltiplo; Síndromes Mieloproliferativas.

Anemias: a anemia é a diminuição dos níveis de hemoglobina na circulação. A principal função da hemoglobina é o transporte de oxigênio dos pulmões para o tecido. Existem anemias hereditárias e anemias adquiridas que podem ocorrer devido à deficiência de algum nutriente. As anemias são classificadas em Hemolítica, Aplástica, Perniciosa, Ferropriva e Megaloblástica.

Doenças com alterações de coagulação: doença em que ocorrem falhas nos fatores (proteínas) envolvidos na cascata de coagulação. Um exemplo é a hemofilia, que é de origem hereditária. Pode ocorrer também por origem imunológica (adquirida), ou seja, o indivíduo começa a produzir um anticorpo que começa a destruir sua própria plaqueta. Um exemplo é a Púrpura trombocitopênica imunológica. Já as trombofilias são caracterizadas por promoverem alterações na coagulação sanguínea que podem resultar em trombose, podendo ser adquiridas ou hereditárias.

 

Você pode se interessar também por:

Whatsapp