fbpx
12/08/2020

Exame de análise do gene PIK3CA está disponível no Mantis Diagnósticos Avançados

Exame de análise do gene PIK3CA está disponível no Mantis Diagnósticos Avançados

Sequenciamento genético permite nova alternativa de tratamento em câncer de mama

O Mantis Diagnósticos Avançados agora oferece o exame PIK3CA, que consiste no sequenciamento genético do gene PIK3CA pelo método NGS ou RT-PCR (regiões hotspots – exons) para identificar mutações tronco no tumor ou na CTDNA (biópsia líquida). De acordo com a diretora técnica do Mantis, Dra. Graziele Moraes Losso, cerca de 80% das mutações encontradas neste gene estão localizadas nos exons 10 e 21, em 3 códons principais: E542K, E545K e H1047R.

O novo exame é indicado para mulheres na pós-menopausa e em homens com câncer de mama avançado ou metastático, para receptores hormonais (RH) positivo e HER2 negativo, em combinação com fulvestranto após progressão da doença que tenha ocorrido durante ou após o uso de terapia inicial de base endócrina. “O principal benefício da realização do exame é a possibilidade da terapia-alvo com o inibidor de PI3K alpesilibe (Piqray®️). As mutações em PIK3CA estão presentes em aproximadamente 40% dos casos de câncer de mama metastático HR+/HER2- e estão associadas ao crescimento do tumor, à resistência ao tratamento endócrino e a um mau prognóstico geral”, explica.

A Anvisa aprovou o inibidor de PI3K alpesilibe (Piqray®️) para tratamento do câncer de mama com base no estudo randomizado de fase 3 SOLAR-1 (NCT02437318).

 

Você pode se interessar também por: