fbpx
30/11/2020

Dezembro é o mês de conscientização do câncer de pele

Dezembro é o mês de conscientização do câncer de pele

Durante este mês ocorre a campanha Dezembro Laranja cujo objetivo é prevenir contra o câncer de pele, tumor de maior incidência no Brasil e no mundo. São dois os principais tipos do câncer de pele: melanoma e não melanoma. O primeiro é mais raro e pode levar ao óbito, já o segundo (não melanoma) também é um tumor maligno e o mais frequente entre homens e mulheres. Apresenta baixa taxa de mortalidade, mas pode deixar o paciente com marcas ou deformações no corpo.

Ambos têm altas taxas de cura se descobertos logo no início, por isso é fundamental manter hábitos que ajudarão da prevenção, como evitar a exposição excessiva à radiação solar, principalmente entre 10h e 16h, o uso do filtro solar, a utilização de acessórios, como chapéus e bonés, e camisas de manga comprida, de preferência as que tenham proteção UV e ao perceber manchas diferentes na pele é recomendado que procure um dermatologista. No entanto, uma forma de prevenção também pode ser a realização de exames genéticos que irão descobrir a predisposição para o desenvolvimento da doença ou também para definir a melhor maneira de realizar o tratamento, com o máximo de individualidade.

A geneticista molecular do Mantis, Meire Batistela, explica que a realização do exame Painel Câncer Hereditário, disponível no laboratório, poderá avaliar as principais síndromes genéticas hereditárias relacionadas a diferentes tipos de câncer, entre eles o câncer de pele. Além disso, também é possível a partir do exame da “Análise do gene BRAF” avaliar a presença de mutações no DNA tumoral para determinação da resposta à terapia-alvo específica (inibidores de BRAF/MEK) em pacientes com melanoma metastático. Mutações no gene BRAF também são consideradas marcadores de pior prognóstico em câncer colorretal e tireoide. “Com esses exames é possível avaliar tanto a predisposição ao desenvolvimento do câncer de pele hereditário quanto a possibilidade de tratamento com uso de droga-alvo, permitindo um tratamento mais assertivo”.

Como se prevenir do câncer de pele
– Evite a exposição excessiva à radiação solar, principalmente entre 10h e 16h;
– Use sempre o filtro solar;
– Utilize acessórios, como chapéus e bonés, e camisas de manga comprida, de preferência as que tenham proteção UV;
– Se perceber manchas diferentes na pele procure um dermatologista.

 

Você pode se interessar também por: