fbpx
25/05/2021

Câncer de tireoide afeta três vezes mais as mulheres do que os homens

Câncer de tireoide afeta três vezes mais as mulheres do que os homens

A tireoide é uma glândula que produz hormônios que são essenciais para o funcionamento do organismo em todas as etapas de nossas vidas. Está localizada na região anterior do pescoço, abaixo da cartilagem cricoide, conhecida como pomo de Adão. Dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA apontam que o câncer da tireoide é o mais comum da região da cabeça e pescoço e afeta três vezes mais as mulheres do que os homens. É o quinto tumor mais frequente em mulheres nas regiões Sudeste e Nordeste (sem considerar o câncer de pele não-melanoma).

Os tipos mais frequentes de câncer de tireoide são os carcinomas diferenciados. Dentre eles estão o papilífero (entre 50% e 80% dos casos), o folicular (de 15% a 20% dos casos) e o de células de Hürthle. Existem ainda os carcinomas pouco diferenciados (cerca de 10% dos casos) e os indiferenciados (também cerca de 10%). Entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de tireoide estão apresentar história de irradiação do pescoço, mesmo em baixas doses, histórico familiar de câncer da tireoide e possuir uma associação com dietas pobres em iodo.

O Mantis Diagnósticos Avançados possui o exame Análise do gene BRAF que, através de uma amostra biológica com biópsia do tumor em bloco de parafina, mostra com a utilização da técnica de pirosequenciamento se o paciente tem predição de resposta com marcador molecular prognóstico em carcinoma papilífero de tireoide.

A detecção precoce do câncer é fundamental para encontrar o tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento. Saiba mais sobre o exame: https://www.mantisdiagnosticos.com.br/exame/analise-do-gene-braf/

 

Você pode se interessar também por:

Whatsapp