O que você precisa saber sobre as doenças infecciosas

O que você precisa saber sobre as doenças infecciosas

Causadas por micro-organismos com capacidade patogênica, como bactérias, fungos, protozoários e vírus, as doenças infecciosas podem ocasionar desde doenças fatais, perturbações passageiras até doenças crônicas. Em todo o mundo, e principalmente em países em desenvolvimento, elas continuam sendo uma importante causa de morbidade e mortalidade. Apesar dos avanços no diagnóstico dessas doenças, em nenhuma outra área da medicina o diagnóstico diferencial é tão amplo, contando ainda com restrição de tempo e custo. A responsável pelo setor de Doenças Infecciosas do laboratório Mantis Diagnósticos Avançados, Suzana Carstensen, explica detalhes sobre essas doenças.

Quais as principais doenças infecciosas?

As principais doenças infecciosas com quadro de persistência no Brasil são a gripe, infecções de pele, as hospitalares, AIDS/HIV, as hepatites virais tipo B e C, a tuberculose e as doenças respiratórias e diarreicas, apresentando alta prevalência e distribuição geográfica. Com relação às doenças infecciosas reemergentes, a dengue tem demonstrado alta prevalência. 

As doenças infecciosas podem ser adquiridas? De que forma?

Alguns micro-organismos como bactérias e fungos fazem parte da microbiota dos seres humanos sem causar dano. Somente quando ocorrem alterações do sistema imunológico, de hábitos, entre outras causas, esses micro-organismos podem causar doença ou facilitar a proliferação de outros micro-organismos.

Vale salientar que a maioria das doenças infecciosas pode ser adquirida, depende de fatores geográficos, ambientais e de comportamento. A transmissão pode ocorrer de maneira horizontal, por meio do contato direto do indivíduo infectado com o hospedeiro suscetível, ou indiretamente, por objetos ou aerossóis, pela água ou alimentos contaminados ou ainda por vetores animais, que podem ser vertebrados ou invertebrados. Há, também, a transmissão vertical, que é da mãe para o embrião ou feto.

E quanto à prevenção?

Existem algumas maneiras eficazes para a prevenção de doenças infecciosas, dependendo do tipo de micro-organismo e do modo de transmissão. Porém, a vacinação é uma das principais formas de tratamento e prevenção de muitas doenças infecciosas.

Quais as principais vias de transmissão?

É a horizontal, por meio do contato direto ou indireto, seja por meio de objetos contaminados ou perdigotos (gotículas contaminadas de saliva que são impelidas, geralmente pelo espirro ou mesmo tosse), pela água ou alimentos contaminados e por vetores animais.

 O que a pessoa deve fazer se achar que está com uma doença infecciosa?

Primeiramente procurar um médico infectologista, para que possa ser realizada a investigação clínica e solicitação de exames complementares para diagnóstico do agente infeccioso.

Que tipos de exames são feitos no Mantis Diagnósticos para doenças infecciosas?

Atualmente são realizados exames de biologia molecular, para encefalites virais, infecções do sistema respiratório, infecções sexualmente transmissíveis e infecções mais comuns em pacientes transplantados e com câncer. Além da carga viral para o HIV-1 e para Hepatite C (HCV).

As técnicas de biologia molecular possibilitam a identificação e quantificação dos agentes infecciosos, permitindo um diagnóstico rápido, preciso e específico e contribuindo desta forma para um tratamento mais assertivo.

Posted in Notícias Mantis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *