A Imunofenotipagem por Citometria de Fluxo PARA CLASSIFICAÇÃO DE LEUCEMIAS E LINFOMAS, ou PAINEL PROLIFERATIVO é utilizada para o diagnóstico das Doenças Onco-hematológicas como Leucemias, Linfomas, Mieloma Múltiplo ou para pesquisa de Doença Residual Mínima (DRM). A técnica também pode ser usada na avaliação de recuperação imunológica pós-TMO, na quantificação de células-tronco CD34 positivas para transplante, na avaliação de subpopulações linfocitárias em pacientes HIV positivos ou com deficiências imunológicas hereditárias, Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN), além de inúmeras outras indicações.

A tabela abaixo mostra os exames realizados pelo laboratório de Imunofenotipagem por Citometria de Fluxo do MANTIS Diagnósticos Avançados, sua aplicação clínica e o material a ser utilizado para análise.

Nome do Exame Aplicação Material
Imunofenotipagem para Diagnóstico de Doenças Onco-hematológicas Diagnóstico e monitoramento de Leucemias agudas e crônicas, Doenças Linfoproliferativas e Mieloproliferativas, Síndromes Mielodisplásicas e Gamopatias Monoclonais. Monitoração de Doença residual mínima em Leucemias agudas Sangue periférico: 4-5ml colhidos em anticoagulante EDTA.Medula óssea: 2-3ml colhidos em anticoagulante EDTA.
Imunofenotipagem de Biópsias Teciduais ou de Linfonodos ou Aspirado (PAAF) Diagnóstico de infiltração por doenças Onco-hematológicas Biópsias teciduais ou de Linfonodo (LN) ou PAAF (punção por agulha fina): acondicionar os fragmentos em soro fisiológico ou PBS. Não usar formol. Encaminhar imediatamente ao Laboratório.
Imunofenotipagem de Líquor Diagnóstico de infiltração por doenças Onco-hematológicas. Líquor (LCR): 3-5 ml in natura, sem anticoagulante ou com 0,5 ml de albumina bovina. Enviar imediatamente para o laboratório.
Imunofenotipagem de outros Líquidos Biológicos  Diagnóstico de infiltração por doenças Onco-hematológicas. Líquidos corporais (exceto LCR) – Lavado Bronco Alveolar, Peritoneal, Pericárdico, Pleural: pelo menos 5ml, quanto maior a quantidade melhor para a execução do exame . Enviar in natura imediatamente após a coleta.
Imunofenotipagem para Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN) em sangue periférico Diagnóstico e monitoração de HPN ou pesquisa de CD55 e CD59. Sangue periférico: 4-5ml colhidos em anticoagulante EDTA.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

-> O prazo máximo de chegada de medula óssea e sangue periférico ao laboratório é de no máximo 24 horas após a coleta.

-> Medula óssea: Evitar colher mais que 3 ml pois há risco de contaminação com elementos de sangue periférico. A obtenção do material NÂO deve ser realizada no mesmo orifício ósseo utilizado para a realização de lâminas (aspirado de medula óssea – AMO), com isso, evita-se a hipocelularidade do material para Imunofenotipagem.

-> Líquor (LCR) e Linfonodo (LN): Enviar in natura imediatamente para o laboratório. O processamento do material deve ocorrer no máximo até duas horas após a coleta para que não haja comprometimento da viabilidade celular.

-> Biópsias teciduais: Enviar a fresco, em soro fisiológico, a maior quantidade de material possível, evitando áreas necróticas. Não usar formol. Em caso de aspirado seco é possível processar a biópsia de medula óssea.

-> Interferentes:

– Amostra apresentando coágulos ou hemólise, ou acondicionada em heparina;
– Tempo entre a coleta e o processamento superior a 24 horas;
– Baixa viabilidade da amostra;
– Contaminação da medula óssea com elementos de sangue periférico no momento da punção;
– Material hipocelular;
– Uso de corticóide e quimioterapia pelo paciente. Relatar no histórico.
-> Conservar em temperatura ambiente. Não colocar em gelo.

-> Identificar no tubo o material colhido e nome do paciente. Não será aceito material sem identificação ou SEM PEDIDO MÉDICO.

->REQUISIÇÃO MÉDICA: A amostra deverá vir acompanhada de informações clínico-laboratoriais, no formulário específico de solicitação de exames fornecidos pelo MANTIS Diagnósticos Avançados, preferencialmente preenchido pelo MÉDICO do paciente, com carimbo e assinatura.

-> Prazo de entrega dos resultados: em até 5 dias úteis. Urgências serão informadas ao médico assistente por telefone nas primeiras 24 horas.

 Requisição Médica 

 

javaversion1
Warning: passthru() [function.passthru]: Cannot execute a blank command in /home/storage/4/21/b2/mantisdiagnosticos/public_html/wp-content/themes/maleo/footer.php on line 3
UA-78955179-1