DIAGNÓSTICO EM ONCO-HEMATOLOGIA

A Organização Mundial de Saúde recomenda que o DIAGNÓSTICO EM ONCO-HEMATOLOGIA seja realizado por meio de uma abordagem integrada (clínica, morfologia, marcadores fenotípicos, alterações genéticas e biologia molecular), permitindo assim um diagnóstico mais preciso e um tratamento mais adequado aos pacientes.

Para isso, o processo de coleta e envio de sangue periférico e medula óssea para os diversos exames a serem realizados deve seguir um ALGORITMO que inclui a avaliação morfológica do sangue ou da medula óssea do paciente (MIELOGRAMA), a análise dos marcadores imunológicos de membrana e citoplasma disponíveis no exame de IMUNOFENOTIPAGEM POR CITOMETRIA DE FLUXO, e finalmente os aspectos genéticos e moleculares disponíveis pelos exames de CITOGENÉTICA CONVENCIONAL e MOLECULAR (FISH), além da BIOLOGIA MOLECULAR.

Para realizar o exame de CITOMETRIA DE FLUXO o hematologista ou bioquímico responsável associa a HISTÓRIA CLÍNICA e a MORFOLOGIA para definir o painel de anticorpos monoclonais adequado para cada situação. Portanto uma boa história clínica no PEDIDO MÉDICO é essencial para o bom andamento do processo.

Diagnóstico em Oncohematologia em Curitiba

REQUISIÇÃO MÉDICA: Para o atendimento correto da solicitação médica, todas as amostras biológicas deverão ser acompanhadas pela requisição médica preenchida preferencialmente pelo médico requisitante, com as informações clinico-laboratoriais.

link PEDIDO MÉDICO PARA CITOMETRIA DE FLUXO, MIELOGRAMA E CITOGENÉTICA

link MANUAL DE COLETA

Coleta de sangue periférico: Os exames podem ser colhidos no laboratório Mantis, no horário das 8:00 h as 18:00 h, de segunda a sexta e sábado das 8:00 h as 10:00 h. Não é necessário jejum.

Coleta de medula óssea: A coleta de medula óssea geralmente é realizada pelo médico assistente do paciente em consultório ou no hospital. Assim o exame deve ser encaminhado para o laboratório conforme abaixo.

 Se for necessária coleta de medula óssea no laboratório, esta deve ser agendada pelo telefone 3046-5300. Não é necessário jejum. É aconselhável que o paciente venha com acompanhante.

Envio das amostras: Enviar preferencialmente pela manhã, para serem processadas no mesmo dia. No sábado o recebimento é até 10:30 horas.

Envio de amostras externas (fora de Curitiba): Fazer a coleta à tarde e usar preferencialmente o SEDEX 10 para enviar as amostras. Chegará no outro dia pela manhã, portanto 24 horas após a coleta, quando as células ainda estão viáveis.

Sempre que possível nos avisar do envio de qualquer material, para que possamos rastrear se não chegar na hora marcada. É interessante enviar o código para rastreamento.

O prazo máximo de chegada de medula óssea e sangue periférico ao laboratório é de no máximo 24 horas após a coleta.

Identificação: enviar a amostra devidamente identificada, com o pedido médico anexo, em caixa de isopor e à temperatura ambiente.

Resultados: Sempre que possível, em doenças agudas, forneceremos os resultados por telefone para o médico solicitante no mesmo dia ou no outro dia pela manhã (24 horas após a chegada). Os laudos serão fornecidos no máximo em 5 dias.

Citogenética Convencional e Molecular
Exame de Morfologia da Medula Óssea
Imunofenotipagem Por Citometria de Fluxo
Doenças Oncohematológicas/subpopulações Linfocitárias e CD4/CD8
Contagem de Células CD34/CD45 Positivas
Exame de Biologia Molecular Aplicada a Hematologia

javaversion1
Warning: passthru() [function.passthru]: Cannot execute a blank command in /home/storage/4/21/b2/mantisdiagnosticos/public_html/wp-content/themes/maleo/footer.php on line 3
UA-78955179-1